quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DICA DE LEITURA: EXISTEM CROCODILOS NO MAR

Olá Meninas,   a dica de leitura hoje é : "EXISTEM CROCODILOS NO MAR", - A aventura do menino que cruzou a  Ásia sem nunca desistir  dos seus sonhos- ,  de FÁBIO GEDA, EDITORA  FONTANAR, com 171 páginas, por  R$19,90 na livrariasaraiva.com.




 Eu li este livro   durante o Carnaval de 2012 e fiquei muito impressionada .

O jornalista italiano Fabio Geda conta  a história do menino afegão, abandonado aos 10 anos pela mãe,  em um campo de refugiados no Paquistão,  que consegue após cinco anos de fuga e trabalho duro chegar na Itália . 

Na época em que li fiquei imaginando o seu sofrimento  e o quanto ele foi forte. Enaiatollah hoje tem 22 anos mora , estuda e trabalha na Itália.

Agora,  quando estivemos em Roma vimos   muitos destes rapazes, fugidos das guerras, das perseguições raciais e religiosas vividas em seus países. Eles ficam em grupos, nas esquinas, alguns esmolam, outros são camelôs, vendem tripés ( se faz sol) ou sombrinhas (se chove).

Todos   têm em comum um olhar triste e perdido, de quem está longe de sua família e de sua pátria. Eles passam o dia na rua, comem por ali mesmo. Fiquei muito tocada com a situação destas pessoas, todos homens, com pele mais escura  e falando línguas que pareciam derivar do árabe.

Na maioria são refugiados que   entram na Itália todo o dia, pelas mais diversas fronteiras, em busca de uma vida melhor e  o livro documenta um pouco destas histórias.

O livroe é best-seller na Itália e logo deve virar filme.
Fica aí a dica.
Beijos da Beta 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...